domingo, 3 de julho de 2011

Julho na História

Como surgiu o mês de julho

 Julho e Agosto são os únicos meses seguidos do ano que têm 31 dias. Isso aconteceu porque os dois meses prestam homenagem aos imperadores romanos Júlio César e César Augusto e nenhum dos homenageados quis ter um período de homenagem mais curto.



                                                                                     
                       

 

Grécia, 6 de julho de 776 a.C.

Como forma de homenagem aos deuses, em especial a Zeus, tem início a era das Olimpíadas entre os gregos. A partir dessa data, os jogos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, em Olímpia, nos meses de julho ou agosto. Durante o torneio, a paz sagrada era decretada – e atacar peregrinos se tornava um ato de sacrilégio. Após jurar lealdade entre si, os atletas disputavam provas como corrida, luta livre, pugilismo, lançamento de dardo e disco. Podiam competir todos os cidadãos gregos livres e que nunca tivessem cometido crimes. Os vencedores recebiam uma coroa de louros e o privilégio de serem cantados por poetas como Simônide e Píndaro. As disputas foram realizadas até 393, quando o imperador romano Teodósio proibiu os jogos – ele era cristão e considerava as Olimpíadas uma manifestação pagã.





França, 14 de julho de 1789.


A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille) foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão contivesse, à época, apenas sete prisioneiros, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, o quatorze juillet (14 de julho) é um feriado nacional, conhecido formalmente como Fête de la Fédération ("Festa da Federação"), conhecido também como Dia da Bastilha em outros idiomas. O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como na Europa, que se estendeu até a distante Rússia Imperial.